PROGRAMA BRASILEIRO DE ETIQUETAGEM DE PNEUS

PROGRAMA BRASILEIRO DE ETIQUETAGEM DE PNEUS

Qual o objetivo deste programa?

Este é um programa regulamentado pela portaria 544/2012 do INMETRO, com o objetivo de estabelecer um padrão mínimo sobre o desempenho dos pneus vendidos no mercado nacional, comparando seus níveis de eficiência energética, segurança (em piso molhado), e poluição sonora.
Por meio das informações contidas na etiqueta nacional de conservação de energia (ENCE), é possível a comparação de desempenho entre diferentes produtos. Isso engloba todos os pneus radiais produzidos e importados no Brasil a partir de 29 de outubro de 2016. Esta etiqueta estará presente na banda de rodagem dos pneus radiais para veículos de passeio, pick-ups, SUV´s, vans, camionetes, caminhões e ônibus.
Os 3 critérios de desempenho contemplados nesta etiqueta são os seguintes:

PROGRAMA BRASILEIRO DE ETIQUETAGEM DE PNEUS

Resistência ao rolamento

A graduação da etiqueta varia de “A” até “G”, sendo “A” o nível mais eficiente. A resistência ao rolamento pode ser definida como a força atuando no sentido contrário à direção de rotação do pneu, devido à deformação do mesmo em contato com o solo. Quanto menor a resistência ao rolamento, menor o consumo de combustível e, consequentemente, menor emissão de gases poluentes (principalmente de CO2). É importante lembrar que há outras variáveis que também influenciam no consumo de combustível: pressão de inflação, velocidade do veículo, carga, forma de condução, alinhamento da suspensão, instalação de acessórios que afetem a aerodinâmica do veículo, etc.

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Aderência em piso molhado

A graduação da etiqueta varia de “A” até “G”, sendo que “A” representa o de melhor desempenho. A aderência em piso molhado é uma característica muito importante, pois indica a capacidade de frenagem do pneu em piso molhado, ou seja, quanto melhor a graduação do pneu, menor a distância a ser percorrida pelo veículo até a sua parada. Aqui também temos outras variáveis que podem interferir neste resultado, como: pressão de calibração, condições da suspensão do veículo, carga do veículo, tipo de piso, etc.

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Nível de ruído externo (db)

A graduação da etiqueta varia de 1 onda até 3 ondas, sendo que 1 onda representa um pneu mais silencioso e eficiente. O ruído é medido em decibéis e demonstra somente o som emitido externamente pelos pneus durante o deslocamento do veículo, simulando o impacto de seu uso no meio ambiente (poluição sonora).
O limite máximo para este critério é:
√75 db para veículos de passeio
√77 db para veículos comerciais leves
√78 db para caminhões e ônibus.

Os pneus excluídos desse programa de etiquetagem são:

Os produtos abaixo descritos foram excluídos do programa de desempenho e, consequentemente, não possuirão etiqueta:
√Pneus de construção diagonal
√Pneus de uso exclusivamente temporário
√Pneus fora de estrada
√Pneus de bicicletas, motocicletas, motonetas de ciclomotores
√Pneus de competição / veículos de coleção
√Pneus com índices de velocidade menor que 80 km/h

O Grupo Giti Tire reitera o compromisso de oferecer ao mercado produtos de alta qualidade e de acordo com as regulamentações locais, assegurando que todos os produtos comercializados no Brasil se encontram de acordo com os critérios aqui demonstrados.
Para mais informações, acesse:
www.gtradialpneus.com.br