Política De Garantia Limitada

Política De Garantia Limitada

Política de Garantia Limitada – GT Radial

1. INTRODUÇÃO

Este termo descreve a Política de Garantia que cobre os pneus novos da marca GT Radial, comercializados diretamente ao consumidor pela sua rede de distribuidores, revendas e/ou varejistas, em todo o território brasileiro, contra vícios ou defeitos de fabricação por 5 anos. Para ser elegível à garantia, o pneu deve ter sido utilizado sob condições normais de serviço, no mesmo veículo no qual eles foram originalmente instalados, sempre em estrita observância das recomendações do fabricante do veículo e não se enquadrar nas exclusões de garantia (veja as exclusões nas quais a garantia não está coberta no Item 4).

2. COMO PROCEDER EM CASOS DE SUSPEITA DE GARANTIA

Em caso de suspeita de garantia de seu pneu, recomendamos os seguintes procedimentos, em ordem de prioridade:

  • 1) Buscar orientações com o local onde o pneu foi adquirido ou montado.
  • 2) Procurar por um revendedor credenciado GT Radial mais próximo.
  • 3) Entrar em contato com a GT Radial através do e-mail ajuste.lam@giti.com

Todo pneu reclamado deverá ser submetido à análise técnica especializada da GT Radial, conforme orientação obtida nos canais acima mencionados. Para que o pneu reclamado possa ser devidamente analisado, ele deverá estar acompanhado de todos os seus correlatos, tais como roda, válvula, câmara (se for o caso) e veículo, pois a ausência de qualquer um destes poderá dificultar a realização das inspeções necessárias e o julgamento técnico mais minucioso, ou mesmo impedir a análise. Durante o prazo de análise do pneu reclamado, informações adicionais poderão ser solicitadas para o entendimento e julgamento adequado da solicitação.

3. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO

Antes de submeter o pneu a análise de garantia, verificar se:

  • a data da reclamação está dentro do prazo de 5 anos contados a partir da data da compra do pneu, comprovada por meio da respectiva Nota Fiscal (NF) de venda ao consumidor ou, na ausência da NF, contados a partir da data de fabricação do pneu gravada na parede lateral do mesmo (Fig.1).
  • a profundidade remanescentes dos sulcos da banda de rodagem não atingiram o limite mínimo de 1,6mm da profundidade original, ou seja, desgastado até o topo do Indicador de Desgaste (T.W.I.), os quais estão distribuídos em pontos específicos no fundo dos sulcos (Fig. 2).

Sendo ambas as condições observadas, e ainda na hipótese do pneu ter sido julgado elegível à garantia após análise técnica especializada da GT Radial, o mesmo terá sua garantia aprovada de acordo com as bases estabelecidas nesta Política de Garantia.
Lembrando sempre da recomendação de preencher o Certificado de Garantia abaixo quando efetuar a compra do pneu, quer seja diretamente na loja, quando disponível, ou acessando-o através de nosso portal www.gtradialpneus.com.br.

4. COMO A GARANTIA SERÁ CALCULADA

a) Quando for constatado defeito substancial nos materiais e/ou fabricação em até 90 dias após a data de compra, o pneu reclamado terá sua a garantia concedida sem ônus para o usuário. Excetuam-se dessa condição os pneus para uso comercial, tais como:

  • -pneus para aplicação em vans, de qualquer porte.
  • -pneus para aplicação em caminhões e ônibus, de qualquer porte.

b) Decorrido o período de 90 dias após a data da compra (ou sempre que se tratar de um pneu para uso comercial conforme descrito acima), quando for constatado defeito substancial nos materiais e/ou fabricação, o pneu reclamado terá sua garantia concedida numa base “pro-rata”.

A garantia “pro-rata” consiste na aprovação de um crédito para compra de um pneu GT Radial novo e equivalente, descontando percentualmente o desgaste da banda de rodagem do pneu reclamado no momento da aprovação da garantia.

A base de cálculo do valor a ser concedido em garantia considera o preço de venda do pneu novo no dia da efetivação do crédito, incluindo os impostos destacados na nota fiscal.

A medição do desgaste do pneu será limitada a 1,6mm de profundidade remanescente da banda de rodagem do pneu reclamado. Este é o limite de segurança, conforme norma do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN, Resolução n° 588/80), abaixo de tal profundidade fica proibida a circulação do veículo.

A GT Radial não reembolsará ou pagará valores referentes a custo de montagem, balanceamento, outras taxas de serviço, taxas de remoção, ou impostos aplicáveis.

5. CONDIÇÕES NAS QUAIS A GARANTIA NÃO ESTÁ COBERTA

  • a) Dano devido às más condições das vias, incluindo, mas não se limitando a furo, corte, rasgo, quebra de carcaça, bolhas decorrentes de impacto, saliência ou dano resultante de impacto ou avarias acidentais ou quaisquer outros danos decorrentes de avarias mecânicas;
  • b) Pneus calibrados com pressão incorreta (insuficiente ou em excesso, diferente daquele indicado pelo manual do proprietário do automóvel), incluindo aqueles que tenham transitado com baixa ou sem pressão.
  • c) Desalinhamento do sistema de direção/suspensão ou desbalanceamento do conjunto roda e pneu;
  • d) Montagem/desmontagem incorreta ou indevida do pneu (quando o pneu requer sentido de giro ou lado de montagem), utilização de ferramentas e/ou equipamentos inadequados, além de utilização de rodas não recomendadas pelo fabricante do veículo.
  • e) Desgaste acentuado e/ou irregular devido ao mau estado de conservação ou não execução de manutenção veicular, por exemplo (mas não se limitando a): sistema de suspensão, direção e freios;
  • f) Acidente, exposição ao fogo ou calor excessivo, adulteração do pneu ou vandalismo;
  • g) Deformação causada por armazenamento impróprio ou freio travado;
  • h) A adição de líquido, sólido ou material gasoso além de ar ou nitrogênio, por exemplo (mas não se limitando a): selante a base de água ou substância para balanceamento no interior do pneu;
  • i) Exposição a materiais químicos, como por exemplo (mas não se limitando a): óleos, graxas, solventes ou outros produtos derivados de petróleo e ozônio;
  • j) Exposição a condições climáticas inadequadas ou existência de reparo executado de forma imprópria;
  • k) Pneus cujas gravações nas laterais tenham sido alteradas, raspadas ou estiverem ilegíveis;
  • l) Comprado ou usado fora do país no qual foi importado originalmente;
  • m) Contendo menos de 1,6mm remanescente na rodagem em qualquer sulco;
  • n) Com uma reclamação de vibração que ocorra após os primeiros 20% de desgaste na rodagem em qualquer sulco;
  • o) Recauchutado, remoldado, redesenhado ou raspado;
  • p) Montados em rodas em mau estado de conservação, contendo partes oxidadas, trincas, deformações, ou partes cortantes;
  • q) Uso de válvula(s) em condições de utilização inadequadas;
  • r) Danificado devido ao uso de protetor ou câmara, quando o produto não exige a instalação destes itens;
  • s) Utilização de medidas e especificações de produto diferentes aos originais do veículo conforme fabricante do veículo;
  • t) Utilização em provas, exibições automobilísticas ou práticas abusivas ou que estejam em desacordo com a legislação de trânsito, como por exemplo (e não limitadas a): frenagem e aceleração bruscas;
  • u) Utilização dos produtos em condições diversas de suas especificações, tais como (mas não se limitando a) velocidade ou carga acima do limite especificado no pneu.

6. RECOMENDAÇÕES DE USO DO PRODUTO

Escolha do pneu adequado: O pneu deverá seguir as características recomendadas pelo fabricante do veículo. A identificação do pneu está contida em suas laterais, onde constam as principais informações relacionadas ao produto.

Recomenda-se a troca da válvula quando efetuar a troca por um pneu novo.

Nunca misture pneus de diferentes dimensões e/ou construções num mesmo veículo, a menos que seja indicado pelo fabricante do veículo.

Nunca ultrapasse o limite de velocidade especificado pela legislação de trânsito ou o especificado como limite de utilização para o produto, conforme especificado na “Tabela de Índice de Velocidade”, abaixo.

Nunca ultrapasse o limite de carga especificado para o produto, conforme especificado na “Tabela Índice de Carga”, abaixo.

Tabela de Símbolo de Velocidade

Simbolo Velocidade(Km/h) Simbolo Velocidade(Km/h) Simbolo Velocidade(Km/h)
B 50 K 110 S 180
C 60 L 120 T 190
D 65 M 130 U 200
E 70 N 140 H 210
F 80 P 150 V 240
G 90 Q 160 W 270
J 100 R 170 Y 300
ZR Acima de 240

Tabela de Índice de Carga

IC KG IC KG IC KG IC KG IC KG IC KG IC KG
40 140 60 250 80 450 100 800 120 1400 140 2500 160 4500
41 145 61 257 81 462 101 825 121 1450 141 2575 161 4625
42 150 62 265 82 475 102 850 122 1500 142 2650 162 4750
43 155 63 272 83 488 103 875 123 1550 143 2725 163 4875
44 160 64 280 84 500 104 900 124 1600 144 2800 164 5000
45 165 65 290 85 515 105 925 125 1650 145 2900 165 5150
46 170 66 300 86 530 106 950 126 1700 146 3000 166 5300
47 175 67 307 87 545 107 975 127 1750 147 3075 167 5450
48 180 68 315 88 560 108 1000 128 1800 148 3150 168 5600
49 185 69 325 89 580 109 1030 129 1850 149 3250 169 5800
50 190 70 335 90 600 110 1060 130 1900 150 3350 170 6000
51 195 71 345 91 615 111 1090 131 1950 151 3450 171 6150
52 200 72 355 92 630 112 1120 132 2000 152 3550 172 6300
53 206 73 365 93 650 113 1150 133 2060 153 3650 173 6500
54 212 74 375 94 670 114 1180 134 2120 154 3750 174 6700
55 218 75 387 95 690 115 1210 135 2180 155 3875 175 6900
56 224 76 400 96 710 116 1250 135 2240 156 4000 176 7100
57 230 77 412 97 730 117 1280 136 2300 157 4125 177 7300
58 236 78 425 98 750 118 1325 137 2360 158 4250 178 7500
59 243 79 437 99 775 119 1360 138 2430 159 4375 179 7750

Conservação veicular: A conservação dos componentes mecânicos do veículo, tais como (mas não se limitando a) amortecedores, molas, sistema de freios, sistema de direção, válvulas e buchas influenciam na quilometragem/desgaste dos pneus, desempenho e segurança do veículo. É muito importante a correta manutenção desses componentes.

Pressão dos pneus: Calibrar os pneus conforme pressão recomendada pelo fabricante do veículo, semanalmente, ou na periodicidade por ele também recomendada. Realizar a calibração com os pneus frios para evitar alterações da pressão. Pressão abaixo ou acima do recomendado ocasiona desgaste acelerado da banda e fadiga dos materiais, diminuindo sua durabilidade e segurança. Não esquecer de também calibrar o estepe. Sempre recolocar as tampas das válvulas após calibração para evitar entrada de sujeira no corpo da válvula.

Balanceamento de rodas: Recomendamos verificar o balanceamento a cada 10.000km ou antes, caso seja menor a periodicidade recomendada pelo fabricante do veículo. Recomenda-se também que seja realizado caso haja:

  • - rodízio de pneus
  • - troca de pneus
  • - conserto ou reparo no pneu
  • - forte impacto (buraco ou obstáculos)
  • - surgimento de vibrações ou trepidações

Rodízio: deverá ser feito a cada 10.000km ou antes, caso seja menor a periodicidade recomendada pelo fabricante do veículo. O esquema deve ser aquele recomendado pelo manual do fabricante do veículo. Respeitar o sentido de rotação pneus, quando o mesmo for indicado nos pneus (pneus direcionais)

Alinhamento de direção: O desalinhamento do sistema de direção provoca desgastes irregulares e/ou prematuros nos pneus, comprometendo a dirigibilidade e segurança do veículo. Ele deverá ser feito a cada troca de pneus ou a cada 10.000Km ou antes, caso seja menor a periodicidade recomendada pelo fabricante do veículo. Ele deve ser também realizado caso haja:

  • - desgaste irregular dos pneus
  • - vibração no volante
  • - forte impacto
  • - veículo apresentando tendência direcional
  • - após troca de elementos da suspensão
  • - realização de rodízio de pneus

CERTIFICADO DE GARANTIA – DADOS DA COMPRA

(PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO)

DOT DO(S) PNEU(S):