Manutenção | Período de Manutenção |
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Verificar e ajustar a pressão dos pneus | A cada 15 dias ou quando necessário |
Todo pneu tem um indicador de desgaste da banda de rodagem (TWI), que é representado por um triângulo localizado próximo à junção entre a lateral e o ombro do pneu. O TWI é um indicador que serve de referência para verificar se seu pneu está gasto. Pneus devem ser substituídos imediatamente quando a banda de rodagem tiver ultrapassado os indicadores.
Pneus desgastados comprometem imensamente a dirigibilidade e distância de frenagem.Recomendamos a troca do pneu imadiatamente
Sinal de um possível vazamento de ar
Normalmente na parede da lateral do pneu
Com estas 10 dicas você pode conseguir economizar combustível.
Comparando dois pneus que estejam transportando a mesma carga, aquele que tiver com pressão insuficiente sofrerá maior deformação e irá proporcionar um maior consumo de combustível.
Pressão dos pneus abaixo em | Aumento do consumo de combustível em | Vida útil do pneu reduzida em |
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10% | 2% | 15% |
20% | 4.5% | 28% |
30% | 6.25% | 37% |
Haverá aumento da autonomia do veículo em 15% diminuindo a velocidade de 100 km/h para 88 km/h. Tente manter a velocidade sempre constante e, gradualmente aumentar ou diminuir a velocidade quando necessário para alcançar uma melhor eficácia na automonia e controle do consumo de combustível. Diminuir a velocidade nas estradas e usar o piloto automático sempre que possível. Evite acelerações ou frenagens bruscas, o que consomem mais combustível. (fonte: Consumer Federation of America)
Um veículo consome aproximadamente 700 litros de gasolina a cada ano. Cada 45 kg de coisas que levamos no carro aumenta o consumo em 1 litro. Por isso, evite carregar itens desnecessários, pois todo carregamento extra gera sobrecarrega ao veículo e leva, consequentemente, à um maior consumo de combustível.
Um veículo consome cerca de 700 litros de gasolina a cada ano. Cada 45 kg adicionais que carregar, aumentará o consumo de combustível em 1 litro. Evite carregar itens desnecessários, pois cargas extras pressionam mais o veículo e levam a um maior consumo de combustível.
Use o óleo de motor recomendado pelo fabricante do veículo para diminuir o consumo de combustível. Por exemplo, o uso de óleo de motor 10W-30 em um motor projetado para usar 5W-30 pode gastar mais combustível, em torno de 2% a mais se usar o óleo lubrificante de motor com a viscosidade correta. O mesmo vale se usar, por exemplo um 5W-30 em um motor projetado para 5W-20. Além disso, procure sempre um óleo que tenha em seu rótulo a "Economia de energia“ , símbolo de desempenho da API para garantir que ele contenha aditivos de redução de atrito. (fonte: www.fueleconomy.org)
Outra dica é verificar sempre a tampa de combustível para garantir que ela esteja em bom estado e sem danos. 556 milhões de litros de combustível evaporam anualmente devido a tampas ausentes ou problemáticas. (fonte: Car Care Council www.carcare.org)
Partida suave e estável O consumo de combustível é geralmente o mais alto durante a partida inicial do veículo. Muitos motoristas gostam de acelerar forte. No entanto, isso faz com que seu veículo consuma de 2-3 vezes mais combustível. Do arranque até chegar a 60 km/h, acelerando forte, você terá sairá de 10-20 segundos mais rápido, porém gastará de 2-3 vezes mais combustível. O que vale mais a pena? Faça a escolha certa!
Antes de sair é importante estudar qual a melhor rota para seu destino. A distância é apenas um fator para decidir a melhor rota. O congestionamento (excesso de semáforos ou cruzamentos) também deve ser considerado, caso contrário, a rota mais curta pode se transformar na rota mais longa e consumir mais combustível.
A manutenção e ajustes regulares são uma das melhores maneiras de melhorar a economia de combustível e o desempenho do veículo. A programação de manutenção recomendada pode ser encontrada no manual do proprietário. Freios de arrasto, filtros de óleo sujos, velas de ignição gastas, baixo fluido de transmissão ou a transmissão sem manutenção, podem reduzir a eficiência de combustível.
Para cada grau de desalinhamento da cambagem, o pneu será arrastado 5 metros lateralmente para cada quilômetro que o veículo roda. A reação natural do motorista é de realinhar o volante, o que aplica uma força e uma deformação adicional ao pneu, resultando em aumento do consumo de combustível.
A borracha dos pneus não possui apenas flexibilidade, mas também viscosidade. Quando os pneus estão em movimento eles estão constantemente sendo compactados e esticados, o que consome energia. A resistência ao rolamento do pneu ocorre quando a perda de energia é convertida em calor e aumenta a temperatura do pneu. Escolha pneus com baixa resistência ao rolamento para uma maior economia de combustível!
A pressão dos pneus recomendada para cada veículo é definido pelo fabricante do veículo e pode ser encontrada em várias áreas do veículo, tais como: manual do proprietário do carro, porta do lado do motorista, na tampa do tanque de combustível, etc.
A carga que o veículo transporta e a pressão dos pneus estão diretamente relacionados. Quando for transportar uma carga maior, aumente a pressão dos pneus.
Verifique a pressão dos pneus quando ele estiver frio para obter uma medição mais precisa. Ou seja, se o veículo tiver andado menos de 2 km ou estacionando por pelo menos 3 horas.A pressão dos pneus, incluindo o estepe, devem ser checados constantemente e sempre antes de realizar uma viagem longa distância.
A pressão deve ser checada depois que o pneu estiver frio (pelo menos 3 horas após parada do veículo).
Use um manômetro para checar a pressão do pneu
A pressão do pneu recomendada para cada veículo é estabelecida pela montadora e pode ser encontrada em várias áreas do veículo, incluindo o manual do proprietário, na porta do motorista e na tampa do tanque de combustível.
Uma pressão apropriada do pneu ajuda a manter o consumo de combustível, otimiza a vida útil e performance do pneu garantindo de forma efetiva a segurança.
A pressão do pneu recomendada para cada veículo é estabelecida pela montadora do veículo e pode ser encontrada em várias áreas do veículo, incluindo o manual do proprietário, na porta do motorista e na tampa do tanque de combustível.
A capacidade do veículo e pressão do pneu são interligados. Para cargas maiores (até o máximo permitido), é importante aumentar a pressão do pneu.
Sempre verifique a pressão do pneu quando ele estiver frio para obter uma medida mais precisa; quando o veículo rodou por menos de 2 km ou ficou estacionado por, pelo menos, 3 horas.Nunca tente montar seus próprios pneus, pois você corre o risco de se machucar seriamente além de danificar os pneus e aros. Procure por um autocentro especializado para executar o serviço.
Realizar o rodízio de pneus regularmente irá garantir um desgaste uniforme do pneu, aumentando a vida útil e a segurança.
Após rodar por 8.000 - 10.000 km, recomendamos que faça o rodízio dos pneus em um autocentro especializado. No caso de aquisição de um pneu novo, lembre-se de usar a mesma medida, especificações e tamanho.
O alinhamento do sistema de direção/suspensão é conhecido como alinhamendo de rodas. Os fabricantes projetam diferentes ângulos do sistema para lidar com uma grande variedade de condições de estrada e melhoria da performance do veículo. Ao longo do tempo os componentes mecânicos do veículo sofrem desgaste que levam à alteração dos ângulos do sistema de suspensão, levando a deformação e resultando numa baixa performance veicular e de pneus. Portanto o alinhamento ajuda a corrigir e previnir possíveis problemas.
Efeitos de um alinhamento das rodas realizado incorretamente:Quando o conjunto roda/pneu está sem balanceamento, haverá trepidação e vibração das rodas. Sendo assim, é importante um balanceamento equilibrado e dinâmico.
Passos para o balancemento:Pneus deveriam normalmente durar 50.000 quilometros ou mais, porém inúmeros fatores impactam na quilometragem dos pneus: o uso do veículo, manutenção dos pneus/veículo, condições das vias, condições climáticas, hábitos de direção, etc. Sendo assim, é importante prestar atenção aos seus pneus e checá-los periodicamente.
Evite substiuir os pneus atuais por outros já usados, pois não se sabe qual dano o pneu possa ter sofrido. O uso de um pneu danificado poderá causar acidente.
Sim.
Dicas que ajudam a aumentar a vida útil do pneu:
Principais causas:
Vários fatores como motor, volante, sistema de suspensão e pneu podem causar a vibração do veículo. Recomendamos que vá à um auto center para uma inspeção.
Impacto nos pneus:
Causa desgaste irregular e afeta vida útil dos pneus.
Causas:
Problemas no sistema de freios, suspensão, transmissão, pneus, etc.
Impacto nos pneus:
Impacto nos pneus:
Solução:
Viste um auto center para uma inspeção/revisão.
Para tirar o veículo de areia, lama, neve, pedregulho, gelo ou superfícies molhadas, a grande quantidade de rotação da roda, ou seja, os excessivos giros que ela dá, podem causar falhas no pneu ou no veículo.
Quando o veículo estiver nessa condição, não exceda 55 km/h, conforme indicado no velocímetro.
Nunca fique perto demais ou atrás de um veículo que está tentando sair de uma vala, pois as rodas estarão girando em alta velocidade.