Desgaste de pneu


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Causas:

Excesso de pressão de pneus (muito cheios) Roda muito estreita (pneu e roda não casam adequadamente) Veículos de tração traseira com carga centralizada no eixo traseiro

Impacto nos pneus:

Centro da banda de rodagem gasta mais rápido que as laterais, reduzindo a vida útil do pneu
Aumenta a rigidez do pneu e reduz a resistência à cortes e o nível de conforto
Probabilidade de causar estouros repentinos devido à impactos externos
Aumenta a distância de frenagem, diminuindo o atrito e segurança

Soluções:

Esvazie o pneu: use um medidor de pressão para esvaziar o pneu e e calibrar com a pressão recomendada pela montadora do veículo. A pressão do pneu recomendada pode ser encontrada em várias áreas do veículo, assim como no manual do proprietário, porta do motorista e tampa do tanque de combustível.

A pressão deve ser verificada após o resfriamento dos pneus (pelo menos 3 horas depois de parado).

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O que causa o rápido desgaste de um dos lados do pneu?

Causas:

Ângulo incorreto da cambagem ou convergência

Para alcançar a máxima vida útil do pneu, verifique o sistema de suspensão e faça o correto alinhamento das rodas.

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Causas:

Pneus com baixa pressão ou com sobrecarga
Frenagem frequente ou curvas fechadas
Pneus e rodas que não casam, porque a roda é muito larga.

Impacto nos pneus:

Banda de rodagem interna e externa desgasta rapidamente, reduzindo a vida útil do pneu
Eleva a temperaturas do pneu, reduzindo a durabilidade podendo causar acidentes
Aumenta a resistência ao rolamento e consumo de combustível

Pneus com pouca pressão - ombro do pneu suporta a maior parte da carga.

Soluções:

Inflar o pneu com a pressão adequada. A pressão dos pneus recomendada pode ser encontrada em várias áreas do veículo, tais como: manual do proprietário do carro, porta do lado do condutor e porta do tanque de combustível. Certifique-se de pneus e rodas se encaixam uns aos outros.
Bons hábitos de condução, evitar paradas bruscas e aceleração.

A pressão deve ser verificada sempre com os pneus frios (pelo menos 3 horas após a interrupção ou viajar dentro de 2 km).

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O que causa o desgaste irregular da banda de rodagem?

Causas:

Falha do sistema ABS
Travamento do sistema de freios
Folga de rolamento ou componentes
Balanceamento impróprio das rodas
Rodas deformadas ou descentralizadas
Contaminação química

Impacto nos pneus:

Afeta a vida útil dos pneu

Soluções:

1. Faça sempre a manutenção do balanceamento dos pneus e alinhamento das rodas
2. Verifique constantemente os sistemas de direção e/ou suspensão

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Causas principais:

Sistema de suspensão ruim fará com que a superfície do pneu fique irregular com uma aparência de "escamado" ou "arrepiado".

Causas comuns:

Falta de alinhamento
Problemas no sistema de suspensão

Soluções:

1. Faça a verificação do balanceamento dos pneus e alinhamento das rodas
2. Faça a verificação dos sistemas de direção ou suspensão


Efeito da geometria da suspensão nos pneus dianteiros:

Uma cambagem muito positiva causará desgaste irregular no ombro externo do pneu
Uma cambagem muito negativa causará desgaste irregular no ombro interno do pneu


Impacto nos pneus:

Afeta a vida útil do pneu.

Soluções:

O veículo precisa passar pelo alinhamento da roda e verificação do sistema de suspensão.

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Fatores que afetam negativamente a vida do pneu:

Maus hábitos de direção
Uso de medida de pneus diferentes daquelas recomendada pelo fabricante do veículo
Superfície de vias agressivas
Alinhamento incorreto do Sistema de suspensão
Problemas no Sistema de freios

Impacto nos pneus:

Redução da vida útil

Solução:

Evite dirigir agressivamente
Priorize medidas de pneus recomendadas para o seu veículos
Evite trafegar por objetos soltos na via ou por vias de pavimento ruim.
Realize o alinhamento adequado do Sistema de suspensão.
Faça manutenção regulares no veículo

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Causas:

Dirigir com pressão insuficiente nos pneus por longos períodos
Cortes na banda de rodagem, perfurações ou reparos impróprios

Quando a separação da banda de rodagem ocorrer, substitua os pneus imediatamente


Qual é a pressão de pneu adequado para o meu carro?

A pressão dos pneus recomendada para cada veículo é definido pelo fabricante do veículo e pode ser encontrada em várias áreas do veículo, tais como: manual do proprietário do carro, porta do lado do motorista, porta do depósito de combustível, etc.

Carga do veículo e pressão dos pneus está inter-relacionado. Para cargas maiores, aumente a pressão dos pneus.

Verifique a pressão dos pneus quando o pneu está frio para obter uma medição mais precisa. Ou seja, se o veículo tiver andado menos de 2km ou esteja estacionando por pelo menos 3 horas.
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Quando aparece os arames do pneu, os mesmos devem ser substituídos imediatamente.


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Causas:

Dano estrutural interno do pneu.

Ao dirigir, o ombro e a lateral do pneus sofrem impacto de objetos externos (ex.: buracos e meio-fio) o que pode levar à ruptura dos cordonéis e consequente aparecimento de bolha.

Como prevenir bolhas nos pneus:

1. Quando montar os pneus, visite um auto center que utilize procedimentos e equipamentos adequados
2. Evite dirigir em estradas ruins por longos períodos e reduza a velocidade para ajudar a minimizar os impactos de objetos externos (ex.:buracos)
3. Tente não atingir obstáculos quando passar pelo meio-fio ou ao estacionar
4. Faça a manutenção dos pneus constantemente

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Causas:

Contato com objetos pontiagudos (meio-fio, pedras, fragmentos de metal, etc)

Soluções:

1. Reduza a velocidade e evite obstruções nas vias
2. Vá a um autocentro especializado e verifique a possibilidade de reparo em pequenos danos superficiais. Dependendo da severidade do dano, o pneu deverá ser trocado.

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Exposição prolongada à luz do sol, alta temperatura, calor e geradores. Ao mesmo tempo, óleo, gasolina e outras substâncias também podem causar deterioração.

Estacionar o veículo em local descoberto por longos períodos prejudica a ação de propriedades anti-envelhecimento do pneu.

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Pneus Direcionais:

Usualmente tem um desenho em forma de "V" e os pneus tem uma marcação na lateral que mostra o sentido da rotação
Devem ser montados na direção conforme marcação da lateral.
Se todos os quatro pneus tiverem o mesmo tamanho deve se realizar o rodízio trocando os pneus do eixo dianteiro com o eixo traseiro, mas mantendo o mesmo lado.

Pneus Simétricos:

Usualmente possuem desenhos de sulcos e blocos simétricos (ao longo da seção da banda.)
Se todos os quatro pneus são do mesmo tamanho, esse tipo de desenho permite que o rodízio seja feita em qualquer posição e direção.

Pneus Assimétricos:

Possuem desenhos diferentes entre os lados internos e externo da banda de rodagem do pneu. Geralmente o lado externo possui sulcos maiores para melhor dispersão de água e aumento dirigibilidade no molhado, enquanto o lado interno tem sulcos menores para aumentar a área de contato e melhorar a aderência ao solo.
As marcas na lateral do pneu identificam qual é o lado externo e interno.
Se todos os quatro pneus são do mesmo tamanho, o rodízio dos pneus pode ser feito da mesma maneira como pneus simétricos com cuidado de sempre manter o lado externo e interno conforme indicação da lateral.

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Causas:

Os pneus atingem o limite de desgaste e devem ser substituídos quando a profundidade da banda for de 1,6 mm ou menor que o TWI (Tread Wear Indicator).

Solução:

Leve seu veículo a um auto center para uma medição correta da profundidade da banda de rodagem.