Desgaste de pneu


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Causas:

Excesso de pressão de pneus (muito cheios) Largura da roda é muito estreita (pneu e roda não se encaixam)
Veículos com tração traseira centralizam o peso da carga nos pneus traseiros

Impacto nos pneus:

Centro da banda de rodagem gasta mais rápido que as laterais, reduzindo a vida útil do pneu
Aumenta a rigidez do pneu mas reduz a resistência à cortes e nível de conforto
Probabilidade de causar estouros repentinos devido à impactos externos
Aumenta a distância de frenagem, diminuindo o atrito e segurança

Soluções:

Esvazie o pneu: use um medidor de pressão para esvaziar o pneu e alcançar o nível de pressão recomendada pela montadora do veículo. A pressão do pneu recomendada pode ser encontrada em várias áreas do veículo, assim como no manual do proprietário, porta do motorista e tampa do tanque de combustível.

A pressão deve ser verificada após o resfriamento dos pneus (pelo menos 3 horas depois de parado).

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O que causa o rápido desgaste de um dos lados do pneu?

Causas:

Ângulo incorreto da cambagem ou convergência

Para alcançar a máxima vida útil do pneu, verifique o sistema de suspensão e faça o correto alinhamento das rodas.

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Causas:

Pneus murchos ou sobrecarga
Frenagem frequente ou curvas fechadas
Pneus e rodas não se encaixam, ou a roda é muito larga

Impacto nos pneus:

Banda de rodagem interna e externa desgasta rapidamente, reduzindo a vida útil do pneu
Leva à altas temperaturas do pneu, reduzindo a durabilidade e pode causar acidentes
Aumenta a resistência ao rolamento e consumo de combustível

Sob pneus inflados – ombro do pneu suporta a maior parte da carga.

Soluções:

Inflar o pneu com a pressão adequada e usando o medidor de pressão dos pneus. A pressão dos pneus recomendada pode ser encontrada em várias áreas do veículo, tais como: manual do proprietário do carro, porta do lado do condutor e porta do tanque de combustível. Certifique-se de pneus e rodas se encaixam uns aos outros.
Bons hábitos de condução, evitar paradas bruscas e aceleração.

A pressão deve ser verificada sempre com os pneus frios (pelo menos 3 horas após a interrupção ou viajar dentro de 2 km).

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O que causa o desgaste irregular da banda de rodagem?

Causas:

Falha do sistema ABS (anti-lock braking system)
Travamento do sistema de freios
Folga de rolamento ou componentes
Balanceamento impróprio das rodas
Rodas deformadas ou descentralizadas
Contaminação química

Impacto nos pneus:

Afeta a vida útil dos pneu

Soluções:

1. Faça sempre a manutenção do balanceamento dos pneus e alinhamento das rodas
2. Verifique constantemente os sistemas de direção e/ou suspensão

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Causas principais:

Sistema de suspensão ruim fará com que a superfície do pneu fique irregular com uma aparência de "escamado" ou "arrepiado".

Causas comuns:

Problemas no sistema de suspensão

Soluções:

1. Faça a verificação do balanceamento dos pneus e alinhamento das rodas
2. Faça a verificação dos sistemas de direção ou suspensão


Resultados do rápido desgaste dos eixos dianteiros:

Uma alta cambagem positiva causará desgaste do lado externo da banda de rodagem
Uma alta cambagem negativa causará desgaste do lado interno da banda de rodagem


Impacto nos pneus:

Afeta a vida útil do pneu.

Soluções:

O veículo precisa passar pelo alinhamento da roda e verificação do sistema de suspensão.

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Fatores que afetam a vida útil do pneu:

Hábitos de direção
Pneus recomendados pelo fabricante do veículo
Diferentes suferfícies das vias
Manutenção do veículo/pneu
Alinhamento incorreto da roda
Problemas no sistema de freios

Impacto nos pneus:

Afeta a vida útil dos pneu

Solução:

Para garantir a máxima vida útil do pneu, cheque o sistema de suspensão e faça o correto alinhamento da roda

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Causas:

Dirigir com pressão insuficiente nos pneus por longos períodos
Cortes na banda de rodagem, perfurações ou reparos impróprios

Quando a separação da banda de rodagem ocorrer, substitua os pneus imediatamente


Qual é a pressão de pneu adequado para o meu carro?

A pressão dos pneus recomendada para cada veículo é definido pelo fabricante do veículo e pode ser encontrada em várias áreas do veículo, tais como: manual do proprietário do carro, porta do lado do motorista, porta do depósito de combustível, etc.

Carga do veículo e pressão dos pneus está inter-relacionado. Para cargas maiores, aumente a pressão dos pneus.

Verifique a pressão dos pneus quando o pneu está frio para obter uma medição mais precisa. Ou seja, se o veículo tiver andado menos de 2km ou esteja estacionando por pelo menos 3 horas.
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Quando aparece os arames do pneu, os mesmos devem ser substituídos imediatamente.


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Causas:

Dano estrutural interno do pneu.

Ao dirigir, a lateral do pneu é impactado por objetos externos (ex.: buracos e meio-fio) o que pode levar à ruptura dos cordonéis e consequente aparecimento de bolha.

Como prevenir bolhas nos pneus:

1. Quando montar os pneus, visite um auto center que utilize procedimentos e equipamentos adequados
2. Evite dirigir em estradas ruins por longos períodos e reduza a velocidade para ajudar a minimizar os impactos de objetos externos (ex.:buracos)
3. Tente não atingir obstáculos quando passar pelo meio-fio ou ao estacionar
4. Faça a manutenção dos pneus constantemente

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Causas:

Contato com objetos pontiagudos (meio-fio, pedras, fragmentos de metal, etc)

Soluções:

1. Reduza a velocidade e evite obstruções nas vias
2. Vá à um auto center mais próximo para reparar os pequenos danos no pneu para evitar outros maiores.

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Exposição prolongada à luz do sol, alta temperatura, calor e geradores. Ao mesmo tempo, óleo, gasolina e outras substâncias também podem causar deterioração.

Estacionar o veículo em local descoberto por longos períodos faz com que as propriedade anti-envelhecimentos que são liberadas sejam prejudicadas.

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Quando aparece os arames do pneu, os mesmos devem ser substituídos imediatamente.

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Pneus Direcionais:

Usualmente tem um desenho em forma de "V" e os pneus tem uma marcação na lateral que mostra o sentido da rotação
Devem ser montados na direção conforme marcação da lateral.
Se todos os quatro pneus tiverem o mesmo tamanho deve se realizar o rodízio dos mesmos no sentido vertical frente/traseira.

Pneus Simétricos:

Usualmente possuem desenhos de sulcos e blocos simétricos (lado interno/externo)
Se todos os quatro pneus são do mesmo tamanho, o rodízio pode ser realizado na diagonal, horizontal ou vertical

Pneus Assimétricos:

Possuem desenhos diferentes entre os lados internos e externo da banda de rodagem do pneu. Geralmente o lado externo possui sulcos maiores para melhor dispersão de água e aumento dirigibilidade no molhado, enquanto o lado interno tem sulcos menores para aumentar a área de contato e melhorar a aderência ao solo.
As marcas na lateral do pneu identificam qual é o lado externo e interno.
Se todos os quatro pneus são do mesmo tamanho, o rodízio dos pneus pode ser feito da mesma maneira como pneus simétricos com cuidado de sempre manter o lado externo e interno conforme indicação da lateral.

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Causas:

Os pneus atingem o limite de desgaste e devem ser substituídos quando a profundidade da banda for de 1,6 mm ou menor que o TWI (Tread Wear Indicator).

Solução:

Leve seu veículo a um auto center para uma medição correta da profundidade da banda de rodagem.