Conhecimento básico de pneus


volta ao início
Load Barrier

1. Suportar Carga

A área de contato de cada pneu é equivalente à uma mão, porém pode suportar o peso do veículo e seus passageiros.
Load Barrier

2. Absorver Impactos

Quando dirigir em vias irregulares, você sabe o que garante uma direção confortável? Os pneus! Pneus utilizam borracha e outros componentes que absorvem o impacto, ajudando a minimizar vibrações e trepidações de terrenos irregulares.
Load Barrier

3. Transferir forças de tração e frenagem no solo

Os pneus são a única parte do veículo em contato com o solo. Ao dirigir, frear ou estacionar, os pneus de seu carro ajudam a executar o comando com sucesso.
Load Barrier

4. Controle da Trajetória

Os pneus transferem os comandos do condutor ao veículo.
volta ao início
Tyre Specification >

A lateral fornece informações sobre as especificações do pneu, bem como a marca e modelo. Todas seguem um padrão e são reconhecidos por fabricantes de pneus em todo o mundo.


Códigos:
  • 1. Largura da seção (mm)
  • 2. Série
  • 3. Diâmetro do aro (pol.)
  • 4. Índice de Carga
  • 5. Índice de Velocidade

Índice de Carga e de Velocidade

O Índice de Carga corresponde à capacidade de carga que o veículo pode suportar. Já o Índice de Velocidade, simbolizado por letras de J à Z, representa a velocidade limite do pneu. Esses dois fatores são independentes. Por favor consulte as tabelas abaixo para verificar os Índices de Carga e de Velocidade.

IC – Índice de Carga (carga máxima)

IC lbs kg IC lbs kg IC lbs kg IC lbs kg
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
761
783
805
827
853
882
908
937
963
992
345
355
365
375
387
400
412
425
437
450
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
1019
1047
1074
1102
1135
1168
1201
1235
1279
1323
462
475
487
500
515
530
545
560
580
600
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100
1356
1389
1433
1477
1521
1565
1609
1653
1709
1764
615
630
650
670
690
710
730
750
775
800
101
102
103
104
105
106
107
108
109
110
1819
1874
1929
1984
2039
2094
2149
2205
2271
2337
825
850
875
900
925
950
975
1000
1030
1060

IV – Índice de Velocidade (velocidade máxima)

J K L M N P Q R S T H V W Y
mph 62 68 75 81 87 93 100 106 113 118 130 150 168 188
km/h 100 110 120 130 140 150 160 170 180 190 210 240 270 300
volta ao início

Pneus Run Flat (também conhecidos como pneus de pressão zero) são desenvolvidos para rodar após perfuração ou perda total de pressão. Esses pneus permitem dirigir com uma velocidade de até 80 km/h por até 80km, até que se chegue em um local que possa efetuar o reparo.

Comparação entre os pneus Run Flat e pneus comuns:

volta ao início

Desafio #1  




Desafio #2  

Chuvas fortes produzem grande quantidade de água que se acumulam na superfície das vias, o que pode afetar a aderência dos pneus.

volta ao início

  • 1. Na parte interna, onde o aro e o pneu se juntam, existe um talão que fixa o pneu ao aro, garantindo a segurança e minimizando deformação.

  • 2. Quando uma pressão é aplicada ao pneu, o talão pode resistir a até 3 toneladas antes de se separar do pneu.

  • 3. Para quebrar um talão, é necessário uma força de mais de 6 toneladas.
volta ao início
Apesar de ser pequena, a válvula do pneu é um importante componente que ajuda a aumentar a segurança e vida útil do pneu. Ela garante que a pressão se mantenha estável dentro do pneu, e também permite que você ajuste a pressão. A tampa da válvula é essencial para proteger e prevenir a entrada de sujeira.

O válvula do pneu é feita de borracha e esse material se deteriora com o tempo. Mesmo em condições normais de uso, o estresse sofrido faz com que a válvula se desgaste. Apesar da válvula não ser um componente caro, ela exerce uma função importante na performance e segurança do pneu.

GT Radial recomenda a substituição das válvulas sempre que novos pneus são instalados.
volta ao início
Os pneus são a única parte do veículo que mantém contato com o chão.

A área de contato de cada pneu é equivalente ao tamanho de uma mão.

Mas ainda assim consegue transportar uma carga elevada.

A pressão adequada dos pneus é importante.

GT Comfort

Perigo #1: Dano externo no pneu

LLeva à perda ar, menor vida útil e afeta a segurança.

Inspecione cuidadosametne a aparência dospneus. Se um problema for detectado, troque os pneus imediatamente.

Perigo #2: Desgaste excessivo

Leva à diminuição do controle do veículo, da frenagem e da capacidade de resistir à aquaplanagem.

Recomendação: Meça a profundidade da banda de rodagem. Se estiver abaixo de 1.6mm, substitua seus pneus imediatamente.

Perigo #3: Pressão do pneu imprópria

Leva ao desgaste irregular do pneu, redução da dirigibilidade e do conforto, aumento do consumo de combustível e até ao estouro do pneu.

Recomendação: verifique a pressão de todos os pneus (incluindo o estepe) de acordo com a recomendação do fabricante do veículo. Essa informação pode ser encontrada no manual do usuário do veículo ou na coluna da porta do conductor.
volta ao início

Quando você encontra diferentes condições das vias, você sabe como escolher os melhores pneus para seu carro?

A escolha do pneu certo é essencial!


O atrito gerado entre o pneu e o solo é a fonte de energia para os pneus.

Estradas Pavimentadas:
Padrão de Piso Comum




Baixo Ruído, Melhor Conforto

Fora de Estrada:
Padrão de Piso Agressivo




Forte Capacidade Off-Road

Todo Tipo de Terreno:
Padrão de Piso Misto



Equilíbrio entre Habilidades off-road e conforto

volta ao início

Quando sua velocidade alcança 100 km/h

Seu pneu faz 14 rotações por segundo (baseado na medida 195/65R15)

volta ao início

Todo pneu é projetado com um indicador de limite de desgaste da banda de rodagem, o TWI. Trata-se de uma saliência entre os sulcos do pneu. Nos pneus de carros de passageiro, o TWI é de aproximadamente 1.6 mm e a indicação da localização é encontrada no ombro do pneu (TWI ou um símbolo associado).

TWI permite verificar o limite de desgaste da banda de rodagem e indica aos donos do veículo quando substiutir os pneus. Quando a banda de rodagem nivelar com o TWI, os pneus precisam ser substituidos imediatamente.

Observação: quando o limite de desgaste da banda de rodagem for alcançado, a dirigibilidade, a frenagem e a escoamento de água diminuirão significativamente. Isto pode causar uma direção muito perigosa!
Substitua os pneus imediatamente se houver:
Bulges on tires

Bolhas na banda de rodagem ou lateral

Caso seu pneu apresentar essa avaria troque imediatamente

Bulges on tires

Múltiplos cortes

Aumenta a probabilidade de vazamento do pneu

Cracks

Rachaduras na lateral

Pneu mostra sinais de deterioração

Se um de seus pneus apresentar alguma dessas condições mencionadas acima, procure o revendedor GT Radial mais próximo.

volta ao início

A lateral de um pneu contém informações para sua segurança e conhecimento. A leitura das marcações ajudam a entender cada pneu para melhor escolha.

Sidewall

Códigos:
  • 1. Largura da seção (mm)
  • 2. Série
  • 3. Diâmetro do aro (pol)
  • 4. Índice de Carga
  • 5. Índice de Velocidade
Sidewall

Especificações de carros de passageiros:
(195/60R15 88V)
  • 195: Largura da seção (mm)
  • 60: Série
  • R: Construção radial
  • 15: Diâmetro do aro (pol)
  • 88V: Índice de carga e velocidade
volta ao início

O Índice de Velocidade é representado por uma letra que corresponde à velocidade máxima que cada pneus pode suportar, dentro de algumas condições específicas. As letras que representam o Índice de Velocidade vão de J a Z, conforme a tabela abaixo:

J K L M N P Q
mp/h 62 68 75 81 87 93 100
km/h 100 110 120 130 140 150 160
R S T H V W Y
mp/h 106 113 118 130 150 168 188
km/h 170 180 190 210 240 270 300